Ler é desvendar mundos

quinta-feira, 21 de março de 2019

Projeto Crônicas - "O sonho: entre o real e o ideal".


Projeto na sala de leitura
“Somos feitos da mesma matéria com a qual são construídos os sonhos.”
William Shakespeare[1]
Título – O sonho: entre o real e o ideal
Justificativa – Nosso cotidiano é marcado por histórias de vida que inspiram a literatura e recheiam as narrativas. Entre os gêneros literários, a crônica se apropria do cotidiano misturando elementos reais e fictícios, num breve registro de acontecimentos, principalmente contemporâneos.  
O incentivo da prática de leitura nos estudantes, em situações didáticas com as crônicas, além de favorecer a fluência leitora traz a oportunidade de criar envolvimento com as histórias lidas, inclusive para a sua recriação.
O projeto propõe a intervenção dos estudantes sobre os textos lidos, valorizando seus sonhos e aspirações enquanto base para a realização dos seus projetos de vida. Assim, a crônica, ficção realista que por vezes apresenta dura realidade, é trabalhada com vistas às mudanças das situações vividas.
Responsáveis – A professora Luciana, da Sala de Leitura e os professores das disciplinas da parte diversificada do currículo: Profs. Vilma (Líng. Port.), Renata (Inglês) e Rafael (Filo.) de Orientação de Estudos (O. E.); Profs. Najara (Bio.) e Paula (Física e PCA) de Preparação Acadêmica (P. A.).
Objetivos –
- Incentivar a leitura, a frequência na Sala de Leitura da escola, o hábito de consulta aos livros e o estudo dirigido;
- Desenvolver, por meio de um trabalho integrado entre professores e alunos, habilidades de ordem cognitiva e socioemocional, que possibilitem aos alunos selecionar informações em diferentes fontes de pesquisa, desenvolver a reflexão e argumentação, favorecer a autonomia para fazer escolhas, cultivar o prazer da leitura, conviver em harmonia com seus pares;
- Apresentar a leitura como conhecimento e interpretação do mundo em que vivemos;
- Reconhecimento do gênero crônica, suas características, em meio a outros gêneros literários e textuais como objeto de estudo e conhecimento;
- Com base no título dos textos, informações de capa dos livros e linguagem do autor que os alunos possam identificar o assunto tratado (Habilidade H11. Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de informações explícitas no texto; D01. Localizar informações específicas em um texto);
- Analisar a temática dos textos e os assuntos do cotidiano vivenciados na sociedade atual;
- Reconhecer nas crônicas marcas de identificação política, religiosa, ideológica ou de interesses do seu produtor;
- Elaborar um registro textual de toda a experiência vivida durante o projeto: escuta, leitura, escrita, análise, interpretação e reescrita/recriação da crônica escolhida;
- Revisar o texto escrito, compreendendo que este processo faz parte da produção textual.
Publico alvo – Estudantes das 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio.
Duração - Cinco semanas, entre março e abril de 2019; com encontros semanais de uma aula (1h/a) para cada turma das séries do Ensino Médio da escola.
Data de ínicio e término – De 18/03/19 a 26/04/19.
Metodologia –
- 1ª Semana: de 18 a 22 de março -  Apresentação do gênero literário crônica, suas principais características, assim como suas diferenças e semelhanças com outros gêneros literários (conto, novela, romance) e textuais (ensaio, notícia, reportagem, artigo, jornalismo opinativo ou informativo), textos narrativos e dissertativos, ficcionais e não-ficcionais;
- 2ª Semana: de 25 a 29 de março - Leitura de crônicas variadas, do acervo da Sala de Leitura, e escolha por cada estudante da sua crônica preferida;
- 3ª Semana: de 01 a 05 de abril -  Trabalho individual dos alunos sobre sua experiência neste projeto, as leituras e releituras das obras estudadas; em uma folha de sulfite, o estudante apresentará suas impressões, análises e reflexões da crônica escolhida, através de resenha, desenho, charge, história em quadrinho, caricatura ou colagem; registro dos dados da obra: autor, editora, ano de publicação; Exemplos de orientações nesta etapa: Quais sentimentos ou emoções a crônica desperta? O assunto e a linguagem são atuais? A linguagem é denotativa (literal) ou conotativa (figurada)? O autor faz parte da situação narrada ou é o observador (é pessoal ou objetivo)? A crônica é lírica (nostálgica, sentimentalista), humorística (faz graça com o cotidiano), crônica-ensaio (tece uma crítica das relações sociais e de poder), filosófica (faz uma reflexão a partir de um fato ou evento), informativa (apresenta notícias ou fatos policiais, esportivos, políticos etc)? Quais possíveis mudanças e superações da situação ou realidade apresentada?
- 4ª Semana: de 08 a 12 de abril - Apresentação coletiva, por turma, dos trabalhos realizados através de uma exposição no pátio da escola;
- 5ª Semana: de 22 a 26 de abril - Finalização com a escrita pelos estudantes de uma crônica pessoal, de seus sonhos e Projeto de Vida.
Avaliação – Observação e registro do envolvimento, interesse e produção dos estudantes nas atividades propostas, dos avanços e as dificuldades durante o processo de ensino-aprendizagem.



[1] Na peça “A Tempestade”, de Shakespeare, Próspero, personagem central, diz essa famosa frase. Neste texto o autor explora intensamente o entrelaçamento dos conceitos de realidade e imaginação, sonho e ilusão.


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