Projeto na sala de leitura
“Somos feitos da mesma
matéria com a qual são construídos os sonhos.”
William Shakespeare[1]
Título – O sonho:
entre o real e o ideal
Justificativa – Nosso
cotidiano é marcado por histórias de vida que inspiram a literatura e recheiam
as narrativas. Entre os gêneros literários, a crônica se apropria do cotidiano
misturando elementos reais e fictícios, num breve registro de acontecimentos,
principalmente contemporâneos.
O incentivo da prática de leitura nos
estudantes, em situações didáticas com as crônicas, além de favorecer a
fluência leitora traz a oportunidade de criar envolvimento com as histórias
lidas, inclusive para a sua recriação.
O projeto propõe a intervenção dos
estudantes sobre os textos lidos, valorizando seus sonhos e aspirações enquanto
base para a realização dos seus projetos de vida. Assim, a crônica, ficção
realista que por vezes apresenta dura realidade, é trabalhada com vistas às mudanças
das situações vividas.
Responsáveis – A
professora Luciana, da Sala de Leitura e
os professores das disciplinas da parte diversificada do currículo: Profs.
Vilma (Líng. Port.), Renata (Inglês) e Rafael (Filo.) de Orientação de Estudos
(O. E.); Profs. Najara (Bio.) e Paula (Física e PCA) de Preparação Acadêmica (P.
A.).
Objetivos –
- Incentivar
a leitura, a frequência na Sala de Leitura da escola, o hábito de consulta aos
livros e o estudo dirigido;
- Desenvolver,
por meio de um trabalho integrado entre professores e alunos, habilidades de
ordem cognitiva e socioemocional, que possibilitem aos alunos selecionar
informações em diferentes fontes de pesquisa, desenvolver a reflexão e
argumentação, favorecer a autonomia para fazer escolhas, cultivar o prazer da
leitura, conviver em harmonia com seus pares;
- Apresentar
a leitura como conhecimento e interpretação do mundo em que vivemos;
-
Reconhecimento do gênero crônica, suas características, em meio a outros
gêneros literários e textuais como objeto de estudo e conhecimento;
- Com
base no título dos textos, informações de capa dos livros e linguagem do autor
que os alunos possam identificar o assunto tratado (Habilidade H11. Inferir o
tema ou o assunto principal, com base na localização de informações explícitas
no texto; D01. Localizar informações específicas em um texto);
- Analisar
a temática dos textos e os assuntos do cotidiano vivenciados na sociedade
atual;
- Reconhecer
nas crônicas marcas de identificação política, religiosa, ideológica ou de
interesses do seu produtor;
- Elaborar
um registro textual de toda a experiência vivida durante o projeto: escuta,
leitura, escrita, análise, interpretação e reescrita/recriação da crônica
escolhida;
- Revisar
o texto escrito, compreendendo que este processo faz parte da produção textual.
Publico alvo – Estudantes das
1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio.
Duração - Cinco semanas, entre março e abril de 2019; com
encontros semanais de uma aula (1h/a) para cada turma das séries do Ensino
Médio da escola.
Data de ínicio e término – De 18/03/19 a 26/04/19.
Metodologia –
- 1ª Semana: de 18 a 22 de março - Apresentação do gênero literário crônica,
suas principais características, assim como suas diferenças e semelhanças com
outros gêneros literários (conto, novela, romance) e textuais (ensaio, notícia,
reportagem, artigo, jornalismo opinativo ou informativo), textos narrativos e
dissertativos, ficcionais e não-ficcionais;
- 2ª Semana: de 25 a 29 de março - Leitura
de crônicas variadas, do acervo da Sala de Leitura, e escolha por cada
estudante da sua crônica preferida;
- 3ª Semana: de 01 a 05 de abril - Trabalho individual dos alunos sobre sua
experiência neste projeto, as leituras e releituras das obras estudadas; em uma
folha de sulfite, o estudante apresentará suas impressões, análises e reflexões
da crônica escolhida, através de resenha, desenho, charge, história em
quadrinho, caricatura ou colagem; registro dos dados da obra: autor, editora,
ano de publicação; Exemplos de orientações nesta etapa: Quais sentimentos ou
emoções a crônica desperta? O assunto e a linguagem são atuais? A linguagem é
denotativa (literal) ou conotativa (figurada)? O autor faz parte da situação
narrada ou é o observador (é pessoal ou objetivo)? A crônica é lírica (nostálgica, sentimentalista), humorística (faz graça com o cotidiano), crônica-ensaio
(tece uma crítica das relações sociais e de poder), filosófica (faz uma reflexão
a partir de um fato ou evento), informativa (apresenta notícias ou fatos
policiais, esportivos, políticos etc)? Quais possíveis mudanças e superações da
situação ou realidade apresentada?
- 4ª Semana: de 08 a 12 de abril - Apresentação
coletiva, por turma, dos trabalhos realizados através de uma exposição no pátio
da escola;
- 5ª Semana: de 22 a 26 de abril - Finalização
com a escrita pelos estudantes de uma crônica pessoal, de seus sonhos e Projeto
de Vida.
Avaliação – Observação e registro do envolvimento, interesse e produção dos estudantes nas atividades
propostas, dos avanços e as dificuldades durante o
processo de ensino-aprendizagem.
[1] Na peça “A
Tempestade”, de Shakespeare, Próspero, personagem central, diz essa famosa
frase. Neste texto o autor explora intensamente o entrelaçamento dos conceitos
de realidade e imaginação, sonho e ilusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário