Projeto na sala de leitura E. E. Dom João Nery
“A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação vê. ”
Fayga Ostrower
Título – Contando
Histórias com Origamis
Justificativa – O
origami é uma arte milenar relacionada como o surgimento do papel, desenvolvida
inicialmente no Japão e na China, realizada através de dobraduras que criam
formas variadas e complexas em papel. A proposta é utilizar os origamis como
recurso de sensibilização e para dar vida às narrativas, assim como fazer com
que os estudantes vejam as personagens das histórias materializadas e possibilitar
a criação novas histórias e personagens. Os origamis são também objetos geométricos, conhecimento de uma parte
importante da matemática. A folha de papel, que era plana, se transforma em um
objeto tridimensional, pleno de imaginação.
Responsáveis –
A professora Luciana, da Sala de Leitura, a estagiária PIBID (Biologia) Natalia
Namie e os alunos Victor Gabriel de Mattos Mattos Moraes (1º A) e Laura Shoji
da Silva (1º A).
Objetivos –
- Incentivar
a leitura e a criatividade com a criação de origamis para ilustrar e criar
histórias;
- Desenvolver
a percepção geométrica e espacial (quadrado, retângulo, triangulo, simetria, forma
plana e tridimensional) para trabalhar a geometria plana e espacial;
- Potencializar
a criatividade, aumento da capacidade de concentração, desenvolvimento da
coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e formas de expressão e
criatividade;
-
Trabalhar as habilidades de observação, imaginação, criação e experimentação,
tanto com o uso das imagens como com o das palavras e textos;
-
Exercitar a paciência e cultivar a perseverança;
- Montar
um livrinho de origami com os poemas, haicais, micronarrativas, microcontos ou nanocontos
criados, e com os próprios origamis.
Público alvo – Estudantes das
1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio da escola inscritos nas oficinas de origami.
Duração – 30 minutos todas as quartas-feiras, durante o
horário de almoço dos alunos (11:55 a 12:25), neste 1º semestre, entre abril e
junho de 2019;
Data de início e término – De 24/04/19 a 26/06/19.
Metodologia –
- Apresentação
da origem e da história do origami;
-
Realização de oficinas, em encontros semanais, para a confecção de origamis,
contação de histórias, micronarrativas, leitura de poemas (haicais), explicação
sobre os gêneros textuais envolvidos nas narrativas e construção de um livrinho,
por cada aluno, com as histórias criadas e os origamis.
Avaliação – Observação e registro do envolvimento, interesse, participação e produção dos
estudantes nas atividades, dos avanços e dificuldades durante o
processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário