Ler é desvendar mundos

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Projeto Origami - Documento

Projeto na sala de leitura E. E. Dom João Nery
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação vê. ”
Fayga Ostrower  
Título – Contando Histórias com Origamis
Justificativa – O origami é uma arte milenar relacionada como o surgimento do papel, desenvolvida inicialmente no Japão e na China, realizada através de dobraduras que criam formas variadas e complexas em papel. A proposta é utilizar os origamis como recurso de sensibilização e para dar vida às narrativas, assim como fazer com que os estudantes vejam as personagens das histórias materializadas e possibilitar a criação novas histórias e personagens. Os origamis são também objetos geométricos, conhecimento de uma parte importante da matemática. A folha de papel, que era plana, se transforma em um objeto tridimensional, pleno de imaginação.
Responsáveis – A professora Luciana, da Sala de Leitura, a estagiária PIBID (Biologia) Natalia Namie e os alunos Victor Gabriel de Mattos Mattos Moraes (1º A) e Laura Shoji da Silva (1º A).
Objetivos –
- Incentivar a leitura e a criatividade com a criação de origamis para ilustrar e criar histórias;
- Desenvolver a percepção geométrica e espacial (quadrado, retângulo, triangulo, simetria, forma plana e tridimensional) para trabalhar a geometria plana e espacial;
- Potencializar a criatividade, aumento da capacidade de concentração, desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e formas de expressão e criatividade;
- Trabalhar as habilidades de observação, imaginação, criação e experimentação, tanto com o uso das imagens como com o das palavras e textos;
- Exercitar a paciência e cultivar a perseverança;
- Montar um livrinho de origami com os poemas, haicais, micronarrativas, microcontos ou nanocontos criados, e com os próprios origamis.
Público alvo – Estudantes das 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio da escola inscritos nas oficinas de origami.
Duração – 30 minutos todas as quartas-feiras, durante o horário de almoço dos alunos (11:55 a 12:25), neste 1º semestre, entre abril e junho de 2019;
Data de início e término – De 24/04/19 a 26/06/19.
Metodologia –
- Apresentação da origem e da história do origami;
- Realização de oficinas, em encontros semanais, para a confecção de origamis, contação de histórias, micronarrativas, leitura de poemas (haicais), explicação sobre os gêneros textuais envolvidos nas narrativas e construção de um livrinho, por cada aluno, com as histórias criadas e os origamis.
Avaliação – Observação e registro do envolvimento, interesse, participação e produção dos estudantes nas atividades, dos avanços e dificuldades durante o processo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário