OLHAR EM MOVIMENTO: CENAS DE TANTOS LUGARES
"O tema “O
lugar onde vivo” é, efetivamente, muito importante e especial porque
permite que os jovens experimentem falar do mundo e de si, a partir de seu
lugar histórico. O grande e produtivo desafio é justamente, a partir dessa
reflexão sobre seu lugar, experimentar as variações entre pertencimento e não
pertencimento, entre ter raízes e querer voar."
Amaranta César
Orientações: PROJETO DE DOCUMENTÁRIO
1 – Sinopse: deixar claro, dentro da área
temática na qual o documentário se insere, qual o assunto específico a ser
abordado e qual o ponto de vista a ser defendido (até 10 linhas).
Exemplo baseado em Ilha das Flores: o documentário faz
uma denúncia social sobre o modo de funcionamento do sistema capitalista. A
partir de estratégias de ficcionalização do real, mostrará como à população
mais pobre e desassistida restam as sobras do que é consumido pelos mais
abastados. Para tanto, focará na trajetória de um tomate, seguindo-o desde o
momento de sua plantação até o seu descarte num lixão. Esse tomate passará
pelas mãos de um agricultor, uma dona de casa, para finalmente chegar às mãos
de mulheres e crianças catadoras de lixo.
2 – Argumento: descrever de forma completa como
será a estrutura narrativa do documentário, bem como de que modo os diferentes
recursos de linguagem serão empregados (cerca de uma página).
Exemplo baseado em Ilha das Flores: acompanhamos a história
de um tomate plantado pelo japonês, o sr. Suzuki. Dona Anete, vendedora de
perfumes, percorre a cidade em busca de consumidores para suas mercadorias,
obtendo o dinheiro para comprar tomates e carne de porco no supermercado. Dona
Anete usa os tomates e a carne de porco para a preparação do almoço de sua família.
Entre os tomates comprados há um considerado impróprio para o consumo, que é
jogado no lixo. O lixo é recolhido e enviado a um aterro sanitário. O lixo
orgânico é separado e utilizado como alimento para os porcos de um dos
moradores do lixão. A sobra é liberada para o consumo de mulheres e crianças
que catam lixo para sua sobrevivência.
Muitas informações são apresentadas através de uma suposta
linguagem didática e científica. Cabe à ironia quebrar a expectativa do público
em relação às informações que estão sendo enunciadas.
A narração em off segue um ritmo acelerado, que só se torna
mais lento no final. Essa narração é acompanhada ora de colagens de imagens
diversas (livros didáticos, jornais, revistas etc.), ora de cenas interpretadas
por atores para as câmeras, ora de encenações de atores sociais.
3 – Roteiro: descrever as principais cenas que
compõem o filme, indicando sua ordem sequencial de aparição. A descrição de
cena deve se preocupar em detalhar tanto as imagens que o espectador verá na tela
quanto a narração e/ou entrevistas que ele ouvirá (cerca de uma página).
Exemplo baseado em Ilha das Flores: é importante
observar que o roteiro de Ilha das Flores reproduzido não consiste meramente
numa sugestão de filmagens de cenas. Com exceção de um ou outro ajuste feito
posteriormente, ele já descreve integralmente aquilo que o espectador vê/ouve
quando da exibição do documentário.
Só foi possível roteirizar Ilha das Flores dessa forma
completa e minuciosa porque este é um documentário que não está sujeito aos
“riscos do real”. Tudo nele foi planejado minuciosamente e, embora baseado em
fatos reais, a narração em voz over e as estratégias de ficcionalização usadas
permitiram o controle absoluto das cenas, ou seja, esse roteiro pode ser
planificado cena a cena de forma similar aos roteiros de ficção. Por fim,
esclarecemos que a numeração que aparece entre parênteses corresponde aos
planos do filme.
1.1 Exemplo de Roteiro (reprodução de um trecho):
(1) Sobre fundo preto surgem, em letras brancas,
sucessivamente, as seguintes frases:
ESTE NÃO É UM FILME DE FICÇÃO
ESTA NÃO É A SUA VIDA
DEUS NÃO EXISTE
(2) GLOBO: as frases desaparecem em fade e surge um globo
girando, como no início de "Casablanca". Sobre e sob o globo, aparece
o título do filme:
ILHA DAS FLORES
(3-5) MAPAS: fusão, ou corte, para mapas do Brasil, do Rio
Grande do Sul, até se ler "Belém Novo" no mapa.
FUSÃO PARA
(6) PLANTAÇÃO DE TOMATES: Câmera na mão avança numa
plantação de tomates em Belém Novo, em direção a um agricultor, japonês, parado
no centro do quadro, olhando para a câmera.
LOCUTOR
Estamos em Belém Novo, município de Porto Alegre, Estado do
Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, mais precisamente na latidude
trinta graus, dois minutos e quinze segundos Sul e longitude cinquenta e um
graus, treze minutos e treze segundos Oeste. Caminhamos neste momento numa
plantação de tomates e podemos ver à frente, em pé, um ser humano, no caso, um
japonês.
(7-10) JAPONÊS: Dois japoneses, no estúdio, de frente e de
perfil, como nas fotos de identificação policial. Detalhe dos olhos e do
cabelo.
LOCUTOR
Os japoneses se distinguem dos demais seres humanos pelo
formato dos olhos, por seus cabelos lisos e por seus nomes característicos.
(11-13) TOSHIRO: table-Top documentos do Toshiro. Carteira de identidade,
certidão de nascimento, impressão digital, exame de sangue.
LOCUTOR
O japonês em questão chama-se Toshiro. (14-15) OS SERES
HUMANOS: table-Top "As medidas do homem", do Leonardo da Vinci.
Estátua grega.
LOCUTOR
Os seres humanos são animais mamíferos, bípedes... (16)
BALEIA: imagem em vídeo de uma baleia. (17) GALINHA: table-Top Desenho do
Picasso.
LOCUTOR
... que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia,
ou bípedes, como a galinha, principalmente por duas características: (18) AULA
DE ANATOMIA: mão enluvada segurando um cérebro, coloca uma bandeirinha cravada
no córtex.
LOCUTOR
... o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar
opositor. (19-30) TELENCÉFALO: imagens de computador do cérebro. Edição de
imagens de informações contidas no cérebro: equações, números de telefone,
imagens de livros escolares, etc.
LOCUTOR
O telencéfalo altamente desenvolvido permite aos seres
humanos armazenar informações, relacioná-las, processá-las e entendê-las.
(31-40) MANIPULAÇÃO DE PRECISÃO: a primeira imagem deve ser relacionada com a
última do telencéfalo, por exemplo, dedos virando uma página do livro escolar.
Imagens do movimento de pinça, instrumentos cirúrgicos, pincel, baseado,
indústria eletrônica, mão depenando galinha.
LOCUTOR
O polegar opositor permite aos seres humanos o
movimento de pinça dos dedos, o que, por sua vez, permite a manipulação
de precisão.
BENEFÍCIOS DO PLANETA: (41) mão colhendo uma maçã na árvore,
(42) gravura da expulsão de Adão e Eva do Paraíso, (43) gravura da torre de
Babel, (44) Pirâmides, (45) Parthenon, (46) Loba romana com os gêmeos, (47)
capela Sistina, (48) 14 Bis, (49) bomba de Hiroshima, (50) Coca-Cola com tampa
rosca, (51) mão colhendo um tomate.
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