Ler é desvendar mundos

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Projeto Sarau Literário Midiático


Assista aos vídeos!





Projeto na Sala de Leitura

1.      Nome – Projeto Sarau Literário Midiático
2.      Descrição – O projeto começou com a ideia de um Sarau literário presencial, a partir da lista de livros indicados pelo vestibular da Unicamp/2020. A preparação e ensaio para este futuro evento resultou na proposta de realização de ações pontuais, filmadas, de leitura de trechos das obras indicadas e apresentação virtual no canal da Sala de Leitura no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCiBK0G_LeHpb6riCjknVIoQ/), além da divulgação através das redes sociais entre os estudantes. Vídeos com as obras: Poesia (Leitura de poemas): Racionais Mc’s – Sobrevivendo no Inferno; Sonetos – Luís de Camões; A Teus Pés – Ana Cristina Cesar; Conto (Análise e Leitura de trechos): O Espelho – Machado de Assis; A Hora e a Vez de Augusto Matraga – João Guimarães Rosa; Teatro (Leitura teatrada): O Bem Amado – Dias Gomes; Romance (Análise e Leitura de trechos): A falência – Júlia Lopes de Almeida; Érico Veríssimo – Caminhos cruzados; José Saramago – História do Cerco de Lisboa; Diário (Análise e Leitura de trechos): Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus; Crônica (Análise e Leitura de trechos): Cabra Vadia – Nelson Rodrigues; Sermões (Análise e Leitura de trechos): Sermões – Padre Antônio Vieira.
2.1    Responsáveis – Professoras Luciana Fernandes Teixeira (Sala de Leitura) e Mariana Gonçalves de Lima (Língua Portuguesa).
2.2    Duração – Mês de setembro.
2.3    Data de início e término – 02/09/19 a 30/09/19
3.      Objetivos – Incentivar a leitura, discussão e interpretação de obras literárias, especificamente os livros indicados pelo vestibular da Unicamp; realizar a leitura mediada pelo universo midiático da internet, através do YouTube e intermediar com o diálogo e discussão presencial, na sala de leitura, entre professores e estudantes, sobre a interrelação entre o virtual e o real; incentivar a troca de mensagens nas redes sociais de conteúdos literários.
4.      Público alvo – Estudantes das 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio da escola.
5.      Metodologia – Reunir os estudantes para a realização das ações pontuais, as filmagens de leitura de trechos das obras escolhidas e postar no YouTube com o auxílio dos estudantes; realizar durante o intervalo das aulas, na Sala de Leitura, além das filmagens a análise e discussão das obras em questão para o projeto.
6.      Avaliação – Observação e registro do envolvimento, interesse, participação e produção dos estudantes, dos avanços e dificuldades durante o processo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário