Sarau Literário Midiático no YouTube
https://www.youtube.com/channel/UCiBK0G_LeHpb6riCjknVIoQ/playlists?view_as=subscriber
https://www.youtube.com/channel/UCiBK0G_LeHpb6riCjknVIoQ/playlists?view_as=subscriber
Assista aos vídeos!
Projeto na Sala de Leitura
1. Nome – Projeto
Sarau Literário Midiático
2. Descrição – O
projeto começou com a ideia de um Sarau literário presencial, a partir da lista
de livros indicados pelo vestibular da Unicamp/2020. A preparação e ensaio para
este futuro evento resultou na proposta de realização de ações pontuais, filmadas,
de leitura de trechos das obras indicadas e apresentação virtual no canal da
Sala de Leitura no YouTube
(https://www.youtube.com/channel/UCiBK0G_LeHpb6riCjknVIoQ/), além da divulgação
através das redes sociais entre os estudantes. Vídeos com as obras: Poesia
(Leitura de poemas): Racionais Mc’s – Sobrevivendo no Inferno; Sonetos – Luís
de Camões; A Teus Pés – Ana Cristina Cesar; Conto (Análise e Leitura de
trechos): O Espelho – Machado de Assis; A Hora e a Vez de Augusto Matraga –
João Guimarães Rosa; Teatro (Leitura teatrada): O Bem Amado – Dias Gomes;
Romance (Análise e Leitura de trechos): A falência – Júlia Lopes de Almeida;
Érico Veríssimo – Caminhos cruzados; José Saramago – História do Cerco de
Lisboa; Diário (Análise e Leitura de trechos): Quarto de Despejo – Carolina
Maria de Jesus; Crônica (Análise e Leitura de trechos): Cabra Vadia – Nelson
Rodrigues; Sermões (Análise e Leitura de trechos): Sermões – Padre Antônio
Vieira.
2.1 Responsáveis –
Professoras Luciana Fernandes Teixeira (Sala de Leitura) e Mariana Gonçalves de
Lima (Língua Portuguesa).
2.2 Duração – Mês de
setembro.
2.3 Data de início e
término – 02/09/19 a 30/09/19
3. Objetivos –
Incentivar a leitura, discussão e interpretação de obras literárias,
especificamente os livros indicados pelo vestibular da Unicamp; realizar a
leitura mediada pelo universo midiático da internet, através do YouTube e
intermediar com o diálogo e discussão presencial, na sala de leitura, entre
professores e estudantes, sobre a interrelação entre o virtual e o real;
incentivar a troca de mensagens nas redes sociais de conteúdos literários.
4. Público alvo –
Estudantes das 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio da escola.
5. Metodologia –
Reunir os estudantes para a realização das ações pontuais, as filmagens de
leitura de trechos das obras escolhidas e postar no YouTube com o auxílio dos
estudantes; realizar durante o intervalo das aulas, na Sala de Leitura, além
das filmagens a análise e discussão das obras em questão para o projeto.
6. Avaliação –
Observação e registro do envolvimento, interesse, participação e produção dos
estudantes, dos avanços e dificuldades durante o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário